Metrô da Cidade do Panamá está funcionando!

Metro, Estacão Via Argentina

Uma boa notícia para a Cidade do Panamá é a que a Linha 1 do metro já está operacional. A notícia é melhor ainda para os “turistas-compradores” pois o metro pode te deixar na porta do Albrook Mall com muito mais segurança e rapidez!

Por enquanto, o metro está rodando em sistema de “teste”, de 8:00 às 22:00h e neste período, o uso é gratuito. Mas atenção às dicas de uso:

  • Ainda não estão definidos nem o valor final da passagem e nem quando começará a ser cobrada. Mas haverão eleições em Maio/2014, por isso é muito difícil que o Governo comece a cobrar passagem antes do dia da eleição;
  • A passagem custa USD 0,35 a partir de 15 de junho de 2014.
  • Mesmo sendo gratuito, para passar pela catraca é necessário comprar o cartão de acesso, que custa USD 2,00 e é comprado nas máquinas de venda automática nas estações. A máquina não dá troco, e nem aceita moedas de 1 Balboa, por isso tenha à mão notas de 1 dólar;
  • Você não precisa comprar um cartão para cada pessoa, em estando em grupo, você pode comprar somente um cartão e usa-lo várias vezes para o grupo, recarregando-o;
  • Como até dia 15 de junho de 2014 neste primeiro momento o metro é grátis, o programa domingueiro do do Panamenho é andar de metrô. Assim aos domingos as estações de metrô (principalmente do Albrook) ficam abarrotadas de gente! Isso pode te dar um pouco de cabeça se estiver cheio de compras. Por isso considere usar táxi aos domingos. O mesmo vale para o fim do dia, quando todos estão saindo do trabalho (entre 17:30 e 19;00h); e
  • Existem regras de uso e segurança no metro (como não comer nem beber nas estacoes e trens, não usar carrinho de bebes (ter as crianças sempre de mãos dadas). Para saber mais, acesso o site do Metro e evite uma multa de USD 100,00…

Mas atenção: a linha 1 do metrô não percorre todas as zonas turísticas/hoteleiras da cidade. Assim, se você quer fazer uso do metro, recomendo ficar hospedado em algum Hotel das zonas de Obarrio/El Cangrejo, pois são as zonas turísticas servidas por estações (Via Argentina e Estacão da Igreja El Carmen). Acesse este post para conhecer os Hotéis.

Rota: A Linha 1 tem a seguinte rota:

  • Sul: Los Andes (última estação), que é um Centro Comercial popular, nos moldes do Centro Comercial Los Pueblos (com alguns outlets)
  • Norte: Albrook Mall  (última estacão), a estação fica cruzando o Corredor Norte (via expressa), e para acessar o Albrook use a passarela identificada na saída da estacão e atravesso o Terminal Rodoviário

Um efeito colateral interessante do metrô foi sobre os taxistas! Agora com a população migrando em massa dos táxis e ônibus para o metrô, os taxistas estão ficando desesperados por passageiros! Ou seja, estão se negando menos a levar passageiros e estão tendo que abaixar o preço da corrida: ponto pra gente!

Por fim, tenha paciência ao usar o metrô. Apesar de ser algo “corriqueiro” para muitos brasileiros, e atè certo ponto intuitivo o uso, o metrô é recente no Panamá, e muita gente simplesmente não sabe usar (como o simples ato de esperar a pessoa dentro do trem sair antes de embarcar…).

Rota da Linha 1 do Metro. Por Metro de Panama.
Anúncios

2 comentários sobre “Metrô da Cidade do Panamá está funcionando!

  1. Estive no Panama do dia 09 a 12/11/16… Adorei a cidade… Utilizei o metro vindo da estação Albrook para Igreja del Camem… Foi tranquilo apesar do horario das 18:30… No contrafluxo da lotaçao e o percurso durou 7 minutos…. Recomendadissimo, comprei o bilhete no guiche que vende passagem tbm para onibus, paguei U$4,00… Dois pelo cartao magnetico e dois de passagens… Estavamos em 3 pessoas e utilizamos o mesmo cartao… Vale a pena…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s