O Clima do Panamá

A primeira coisa ao se planejar qualquer viagem é conhecer o clima do seu destino, por isso, para fugir um pouco do be-a-bá climato-geográfico, também lhes faco uma análise prática do clima no Panamá.

Oficialmente, o clima do Panamá é o do tipo tropical úmido, com uma época chuvosa muito extensa (Maio a Janeiro)  com precipitações que variam de 1,300 a 3,000 mm, e uma época seca curta (Janeiro a Maio). As temperaturas médias de 24oC a 29oC com picos de 32oC.

Na prática, o que você vai encontrar, principalmente na Cidade do Panamá, é:

  • de Janeiro a Maio: Muito sol, calor e umidade relativamente baixa (tipo, minimo 70%)
  • de Maio a Janeiro: Muita chuva, calor e mais umidade ainda (90-95%)
Um lindo dia ensolarado de verão. Foto por Anderson Alves, Casco Viejo.
Um lindo dia ensolarado de verão. Foto por Anderson Alves, Casco Viejo.

Na época chuvosa normalmente o dia nasce claro, com sol bonito e forte e, do nada, por volta das 11 da manha o tempo vira, o céu fecha e é sempre seguro que vai chover a tarde. Só que normalmente as chuvas não se estendem por mais que 1 hora, depois cessam, pode voltar a chover algumas pancadas em áreas isoladas, e o dia fica cinzento (muitas nuvens). Assim que se você quer vir ao Panamá só para conhecer o Canal e fazer compras, não deve sofrer muito com as chuvas nesse período.

O destaque fica por conta nos meses de Outubro e Novembro, de maior intensidade de chuvas, normalmente caem pancadas muito fortes de inundam vários pontos da cidade. Em 2011, por exemplo, choveu tanto que as águas contaminaram as plantas de tratamento de água potável e a cidade teve 1 semana de racionamento de água. Isso é muito ruim pros residentes, pois normalmente as áreas turísticas são muito pouco afetadas, passou a chuva, as coisas voltam ao normal, a não ser por algum reflexo (reação em cadeira) no transito.

No mais, o Panamá não está na zona de furacões, então não há muito perigo de ter um tsunami por aqui…

Agora, se você realmente quer aproveitar o dia, passear bastante, visitar locais e praias, então programa-se para vir entre Janeiro e Maio, o “verão” panamenho, onde faz bastante calor e não chove.

Olha ai, o tempo fechando em plena época de chuvas, Outubro de 2013, por volta do meio dia. Foto por Anderson Alves
Olha ai, o tempo fechando em plena época de chuvas vindo do Oceano Pacìfico, Outubro de 2013, por volta do meio dia. Foto por Anderson Alves
Rua residencial inundada, chuvas de Novembro. Fonte: Jornal La Prensa.

Exceções:

  • Caribe: normalmente chove de maneira mais constante (com pancadas curtas) no Caribe.
  • O lado Pacífico recebe menos chuvas que o Caribe;
  • A zona das praias Blanca e Farrallòn (onde estão os resorts) è reconhecidamente um “cinturão seco”, onde se chove muito pouco, assim mesmo que você veja aquelas nuvens pesadas ao fundo, provavelmente a chuva não vai cair nesta zona…
  • As áreas de montanha: El Valle, Boquete e Cerro Punto, tem temperatura mais moderada (máxima 26oC) e chove bastante também.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s