O Chapéu Panamá que não é Panamenho

Muita gente, quando escuta falar em Panamá, associa, quase que automaticamente, o país ao “Chapéu Panamá” (aquele chapéu que hoje voltou à moda, de palha clarinha e listra negra, que vai bem quase que com tudo é a a alegria dos fashionistas de plantão). Mas pouca gente sabe que o verdadeiro chapéu panamenho não é esse, as outro totalmente diferente.

Acontece que uma imagem vale realmente mais que mil palavras, e a fama ser do Panamá aquele chapéu de palha clara  ganhou o mundo na época da construção do Canal.

Acontece que esse chapéu mundialmente conhecido como “Panamá” é, de fato, feito no Equador, só que na época da construção do Canal do Panamá ele era muito usado pelos trabalhadores, pois protegia toda a cabeça do forte sol tropical.

Mas a sua fama ganhou o mundo, mesmo, quando o Presidente dos EUA,  Theodore Roosevelt, visitou as obras do Canal do Panamá, em 1904, e, usando este chapéu, saiu numa foto operando uma retroescavadeira usada no Canal. Diz a lenda que esse foi o fato decisivo para que o chapéu se consolidasse como “Panamá”.

Clássica foto que eternizou o Chapéu Panamá...
Clássica foto que eternizou o Chapéu Panamá…

 

Mas na verdade, o chapéu típico Panamenho é esse apresentado abaixo… Não tão glamouroso quanto se espera, mas símbolo cultural no país…

O verdadeiro chapéu panamenho...
O verdadeiro chapéu panamenho…

 

Independente do chapéu equatoriano ser “Panamá”, aqui no Panamá você acha ele com facilidade! E quase que, obrigatoriamente, quando alguém descobre que você viaja ao Panamá essa pessoa vai te pede para trazer um chapéu…

Nos shoppings sempre tem uma loja de artesanato que vende os ditos “Chapéu Panamá”. Eles custam entre USD 30,00 a 300,00 (dependendo do modelo, cor e flexibilidade, pois alguns podem ser totalmente enrolados, como um charuto).

Se você quer economizar, melhor deixar para comprar seu chapéu nas banquinhas do Paseo Las Bóvedas, que fica no Casco Viejo do Panamá. Lá os chapéus começam à USD 25,00… 

Agora, se você quiser comprar o verdadeiro chapéu panamenho, esse você vai encontrar na cidade de Penonomé, perto dos resorts de Playa Blanca …

PS: não, não espere chegar no Panamá e ver todos usando um chapéu… Isso é lenda urbana e ficou para histórias lá em meados dos anos de 1950….

Fonte: http://aroundtheworldineightywaves.com
Anúncios

4 comentários sobre “O Chapéu Panamá que não é Panamenho

  1. Oi, Anderson!

    É fácil encontrar esse chapéu que se pode enrolar? Não amassa? E onde posso encontrar chapéus de boa qualidade na própria Cidade do Panamá? Estou gostando muito do seu blog! Várias dicas bacanas! Obrigada!!

    1. Oi Ana Paula, sim, tanto na Loja Panama Hat nos shoppings ou no Paseo Las Bovedas do Casco você os encontra. Não amassa pois você enrola eles e coloca numa caixa que parece uma caixa de charutos, mas mais fininha, mas tem uma técnica certa pra enrolar que o vendedor vai te ensinar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s