El Valle de Antón: charmosa comunidade de montanha no Panamá

Quando uma pessoa pensa no Panamá, normalmente duas coisas saltam à cabeça: Canal e Praia. E por praia leia-se “o calor dos trópicos”. De fato, a Cidade do Panamá esta incrustada em uma zona quente e úmida, quando no verão chega fácil aos 34oC e no inverno as chuvas diárias fazem a umidade bater os 90 e tantos %.

No entanto, nós, residentes, temos um um pequeno oásis de clima ameno com umidade do ar moderadamente baixa para onde fugir quando uma mudança de clima se faz necessária, e hoje lhes convido para conhecer “el Valle de Antón“.

El Valle de Antón, ou simplesmente “el Valle“, está situado há cerca de 1:20h de viagem da Cidade do Panamá, no mesmo sentido para os resorts de Playa Blanca, só que uns 25km antes de chegar à Playa Blanca, deve-se tomar a estrada que leva as montanhas, à direita da Rodovia Pan americana.

O vilarejo de el Valle fica dentro da cratera de um vulcão inativo, rodeada por montanhas de um verde exuberante da mata nativa, num oásis de temperatura média em torno dos 26oC (nas horas mais quentes do dia). É um local muito procurado por turistas locais e é onde muitos Panamenhos “bem de vida” tem sua casa de veraneio.

Mas ai você me pergunta: “tudo bem, mas o que eu iria querer fazer em el Valle sendo que tem tanta coisa pra ver na Cidade do Panamá?”

Bem, el Valle é um lugar para descansar e, quem sabe, se aventurar! O local é repleto de Hotéis e Pousadas com spas e toda sua natureza propicia estrutura ideal para prática de arvorismo e trekking (senderos) nas montanhas. Ainda, existem algumas atrações locais que são muito legais para quem tem filhos pequenos.

El Valle também é o habitat do animal símbolo do Panamá: a rã dourada (em extinção), que pode ser vista no Zoológico local.

Assim, se você vier ao Panamá e quiser fazer um programa fora do “arroz-com-feijao”, o el Valle de Antón pode ser sua escapa de fim de semana!

                                                                                                El valle vista do alto, por http://airdesignstudio.blogspot.com
Orquidário. Foto por Anderson Alves
Orquidário. Foto por Anderson Alves
Mercado Municial de Artesanatos, Flores e Frutas. Foto por Anderson Alves
Mercado Municipal de Artesanatos, Flores e Frutas. Foto por Anderson Alves

 

Serviço:

Como chegar:

Pela Rodovia Panamericana, seguindo sempre no sentido norte, na altura do KM 98 tomar a pequena estrada à direita seguindo as placas de indicação. Subir a  estrada da montanha por cerca de 25 minutos.

Dicas:

  • Se alugar carro, muita atenção na estrada com o limite de velocidade, pois existem guardas escondidos em vários lugares com radares móveis. A multa por excesso de velocidade varia de 50 a 100 dólares.
  • Se você estiver hospedado em algum resort na Playa Blanca, você pode passar o dia em el Valle (está há cerca de 30 minutos de carro, e todos os hotéis oferecem este tour).

O que fazer em el Valle:

 

Para os restaurateurs: Se a comida é experiência integral e indissociável da viagem, não perca a culinária de el Valle. Aqui existem ao menos 35 restaurantes, sendo que dois são excelentes, incluso um (La Casa de Lourdes) lidera o ranking nacional como melhor restaurante do Panamá!

 

  • Restaurante “la Casa de Lourdes”: reza a lenda que Lourdes era um chefe famosa na Cidade do Panamá que enjoou da vida corrida e se mudou para el Valle levando todo seu talento junto. Em el Valle, ela abriu um restaurante em uma casa com ares de fazenda toscana, um local disputadíssimo para casamentos (todo fim de semana tem um casamento aì) e que faz pessoas saírem da Cidade do Panamá só para deleitarem-se com o almoço dominical em seu restaurante en el Valle. Assim, é bom fazer reserva para “nao dar com a cara da porta”…
La Casa de Lourdes: almoçar neste jardim não é mal…
Salmão em manteiga de soja. Foto por Anderson Alves
Salmão em manteiga de soja. Foto por Anderson Alves
Bruschetta de queijo defumado. Foto por Anderson Alves
Bruschetta de queijo defumado. Foto por Anderson Alves
Heart Attack de Chocolate: brownie de chocolate com sorvete tripo de chocolate e cobertura de chocolate... Foto por Anderson Alves
Heart Attack de Chocolate: brownie de chocolate com sorvete tripo de chocolate e cobertura de chocolate… Foto por Anderson Alves
  • Restaurante Bruschetta: tá certo que o nome não inspira muito, mas o Bruschetta está localizado no pequeno hotel Anton Valley e é capitaneado por um autentico Chefe italiano. A comida demora um pouco mas é realmente muito boa!
Restaurante Bruschetta, informal e tranquilo
Corvina al ajillo. Foto por Anderson Alves
Corvina al ajillo. Foto por Anderson Alves
Spaghetti al pesto com salmão. Foto por Anderson Alves
Spaghetti al pesto com salmão. Foto por Anderson Alves
Anúncios

2 comentários sobre “El Valle de Antón: charmosa comunidade de montanha no Panamá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s