Aviso aos compradores: batedores de carteira nos shoppings, cuidados básicos…

Esse não é um fato comum no Panamá, e quem é viajante de carteira, sabe que esses incidentes podem acontecer em qualquer lugar na nossa tão segura América Latina. Mas recentemente foram identificadas ao menos 5 gangues, compostas por homens e mulheres, Panamenhos e estrangeiros, praticando furtos nos centros comerciais (os famosos “batedores de carteira”):

À mercê dos batedores de carteira” Jornal La Prensa

Por isso repasso a reportagem acima (em espanhol) para os turistas-compradores que vem ao Panamá. Eu não creio que esse tipo de coisa pode acontecer no Multiplaza, mas nos shoppings como Albrook, El Dorado e Metromall isso pode acontecer sim, pois se tratam de locais grandes, melhor, imensos, com grande movimento de pessoas. Então é fácil para um bandido te furtar e desaparecer na multidão.

No mais, você que é brasileiro deve estar mais que acostumado a se cuidar para nao ser vítima de furto. E a nao ser que voce vá para Europa, em qualquer outro lugar do mundo você deve tomar cuidados básicos (eu aprendi na carne quando fui furtado em plena Av. Florida, lá em Buenos Aires). Mas nao custa nada relembrar:

  • Não deixe a carteira no bolso de trás da calca, você não faz isso no Brasil, porque vai fazer isso no Panamá?;
  • Cuidado com a bolsa: leve sempre junto ao seu corpo e nunca, nunca deixe desacompanhada. Aqui também se conhece a tática de cortar o fundo da bolsa para que os objetos caiam dela;
  • Não ande com seu passaporte original na rua. Leve uma cópia colorida legível tanto da folha de identificação quando da folha onde está o visto de entrada (a polícia pode te levar para a delegacia, para averiguação, se você andar sem documentação);
  • Muita gente vem ao Panamá para “turismo de compras”, geralmente com relativamente alto valor de dinheiro em espécie, e isso chama atenção. Por isso mantenha um “low profile”. Tente não levar todo o seu dinheiro todo junto em um único lugar e cuidado ao retirar sua carteira para não mostrar quanto de dinheiro você. Cartão VTM é sempre uma boa saída!
  • Na emoção das compras (baratas), a pessoa acaba se distraindo de tomar os cuidados básico de segurança. Fique sempre de olho nos seus pertences.
  • As pessoas costumam alugar carro no Panamá, ir ao shopping, fazer as compras e ir enchendo o carro de coisas para não andar com pacotes: evite isso! Pacotes dentro do carro é chamariz para ladrão.
  • Cuidado redobrado nas filas dos caixas das lojas e nas filas dos fast food!

Por fim: não tenha medo de vir ao Panamá! O país ainda é um dos mais seguros da América Central e, tomando os cuidados básico, não tem porque você ter uma viagem ruim!

Boa viagem!

Anúncios

4 comentários sobre “Aviso aos compradores: batedores de carteira nos shoppings, cuidados básicos…

  1. Fui furtado no Eglinton Mall em Toronto – Canada..e NUNCA fui assaltado em Sao Paulo ..ou eu sou o completo azarado…ou sei lá…mas estou estudando me mudar para o panamá e estou buscando maiores informações sobre o país abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s