Onde se hospedar na Cidade do Panamá?

Fonte: Ritz Hotel, cortesia
Fonte: Ritz Hotel, cortesia

Bom, eu não sei quanto a vocês, mas escolher um Hotel, para mim, é a parte mais delicada e estressante da viagem! Muita gente acha besteira, mas uma localização ruim, uma cama desconfortável, uma roupa de cama e toalhas sujas, café da manhâ duvidoso podem melar uma viagem e fazer você começar seu dia de férias de mau humor.

No meu conceito, tampouco é preciso ficar sempre num super Hotel 5 estrelas, mas ficar em um Hotel confortável e bom é essencial – mas se for “chique”, melhor!  Por isso sempre gasto muito tempo pesquisando Hotéis quando organizo minhas viagens.

Comentários do Booking.com e Tripadvisor valem ouro (mas há de ser criterioso, pois há pessoas que reclamam por reclamar, e outros que acham tudo uma excessiva maravilha).

Imagem Google, com adições de Anderson Alves, zonas hoteleiras da Cidade do Panamá
Imagem Google, com adições de Anderson Alves, zonas hoteleiras da Cidade do Panamá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E não de outra forma,  uma das perguntas que mais me fazem é: qual o melhor lugar para ficar em (Cidade do) Panamá?

Bem, eu moro no Panamá, então não me hospedo nos hotéis, mas deles eu conheço: localização, lobby, serviços e restaurantes. Infelizmente não posso dar o serviço completo sobre o quarto, principalmente, mas uma coisa posso te ajudar: dar dicas de boas localizações e aspecto geral dos Hotéis.

E isso eu considero um super ponto positivo no Panamá: a cadeia hoteleira é muito, mas muito nova. Muitos Hotéis tem menos de 5 anos de vida (muita gente me conta que há 10 anos, o Panamá só tinha “pulgueiros” como Hotéis. Hoje não!).

Atualmente as principais e mais luxuosas cadeias de Hotéis estão na Cidade do Panamá – principalmente as americanas. Pelo fácil acesso a materiais de boa qualidade, os Hotéis são, em geral, desenhados por arquitetos internacionais e tem mimos e decoração de “primeiro mundo”, e o melhor: a um preço que eu considero relativamente justo.

Por que justo? Bem, há 6 meses fui a Sampa a trabalho, fiquei num flat na Alameda Jaú (pra ficar perto do metro), e paguei  USD 140.00 na diária mais barata que achei (pesquisando em vários Hotéis) e fiquei em um apartamento velho, com carpete antigo, cama nada confortável… Aí pensei: com 140 dólares, na Cidade do Panamá, eu me hospedaria no Waldorf Astoria!

 

1. Como ver o “Guia de Hotéis”

O que eu fiz abaixo, para vocês, foi relacionar os bairros/localizações mais “fáceis” ou importantes da Cidade com melhor estrutura turística. Assim cada secao é um bairro que eu recomendo para hospedagem (com uma breve justificativa).

Ai você deve clicar em cada imagem (de mapa) que vai abrir o mapeamento da localização e nome do hotel (no canto superior esquerdo do Mapa).

ATENÇÃO: não quero induzir ninguém a determinado Hotel, tampouco estou ganhando comissão de nenhum Hotel para isso. O post é puramente “ajudativo”, no mais, mãos à obra para pesquisar as avaliações e seu gosto (e bolso)!

 

2. Mapa de Hotéis:

Zona do Canal: Região em volta da Eclusa de Miraflores. Bom pra quem quer somente visitar o Canal e fazer compras no Albrook – ou se precisa pegar o voo cedinho no aeroporto nacional para San Blás ou Bocas del Toro. No mais, é o que fica mais longe das  opções turísticas e gastronômicas da Cidade. Conseguir um táxi pode ser meio difícil também.

Canal

Causeway Amador: no geral, fica uma zona mais isolada, na entrada do lado Pacífico do Canal, então tem um grande fluxo de navios. É um local bom pra quem quer ir ao Arquipélago de Las Perlas (Isla Contadora y San José) e precisa pegar o Ferry muito cedo (as 7:00h). O local fica cheio aos sábados e domingos, pois é o ponto preferido dos residentes para passar o dia, fazer exercícios e andar de bicicleta… Os Hotéis não costumam ser muito bem avaliados…

cause

Casco Antíguo / Casco Viejo: o que eu chamo de “Pelourinho do Panamá”, onde a cidade foi reconstruída pelos anos de 1700. Uma arquitetura antiga hispânica sem igual, ruas charmosas, é muito legal para tirar fotos. Tem vários restaurantes de alta qualidade e é onde a vida noturna turística no Panamá acontece: turistas de todo mundo se encontram ai para comer, beber, dançar salsa e ir as festas eletrônicas, mas ao mesmo tempo é um lugar tranquilo e aconchegante. É um lugar de Hotéis Boutique, veja abaixo as opções:

casco

Calle Uruguay: outra zona boemia da cidade, onde os residentes e panamenhos  “mais jovens” vão para as noites de “rumba” no sábado, regadas ao reggaetón (basicamente o “funk” hispânico, mas com menos vulgaridade). Lugar também tem muitos restaurantes e tem saída fácil para praticamente todos os pontos da cidade (fácil em termos físicos, pois o transito do dia de semana as vezes enche o saco)

uruguay

Bella Visa / Obarrio: uma zona bem central na Cidade, fica entre as principais Avenidas da cidade: a Via España y a Calle 50 (e também as que tem o transito mais caótico por causa das obras viárias e do metrô que acabam em Dezembro de 2013). Há boas opções de restaurantes e comércio de rua, além de Cassinos e um grande movimento de pessoas, pois vários bancos tem suas sedes nesta região. O melhor de tudo é o metrô que começa a operar em 2014 e vai ter duas paradas na Via España, assim quem estiver hospedado nas redondezas vai poder ir ao Albrook Mall de forma segura e barata! Cuidado ao caminhar durante a noite!

Bella

El Cangrejo / Via Argentina: uma zona residencial, calma e arborizada, que fica ao lado da Via España e com saída fácil pro Canal e pro Albrook Mall, há apenas 3 km do Multiplaza e do Multicentro. Há ótimas opções de restaurantes (melhores peruanos da cidade, incluso o La Mar) bares, fast food e comércio de rua, além de Cassinos e vários bancos que tem suas sedes nesta região. O melhor de tudo é o metrô que começa a operar em 2014 e vai ter duas paradas na Via España, assim quem estiver hospedado nas redondezas vai poder ir ao Albrook Mall de forma segura e barata!

cangrejo

Av. Balboa: uma zona de alto tráfico, ao lado da pista elevada e ao redor do shopping Multicentro de do Crown cassino. Tem muitas opções de fast food e compras. Tráfico é caótico nas horas de pico por causa das obras da Via Israel. Mas tem fácil saída para o lado norte da Cidade (praias do pacífico, canal e Albrook Mall). Fácil saída também para o Aeroporto de Tocumen.

balboa

Punta Pacífica: é a zona residencial de mais alto valor da cidade, com edifícios altíssimos e apartamentos milionários. O problema é a densidade populacional que faz o trânsito virar um caos nas horas de pico (agravado pelas obras viárias na Av. Brasil com Av. Israel. Considero 2 pontos positivos: proximidade com o Shopping Multiplaza (O “Iguatemi” ou “Cidade Jardim” do Panamá, que tem as lojas de mais alto luxo da cidade e se pode ir a pé), e fácil saída para o aeroporto de Tocumen. Por causa das obras e do transito, por enquanto é um pouco desafiante ir para outras áreas do Panamá na hora de pico (fora da hora de pico, é super tranquilo).

pacifica

34 comentários sobre “Onde se hospedar na Cidade do Panamá?

  1. Nossa que bem explicado !!
    Nada como alguém que conhece bem né..
    Eu queria um lugar que eu tivesse acesso bom a todos os pontos.. pretendo conhecer Panama Vieja, Casco Viejo, Caseway, Cinta costeira, calle uruguay, canal do panamá e fazer compras no albrook !! e ainda irei pra San Blas
    Onde indicaria me hospedar???

    1. Basicamente todas essas localidades são turísticas e vão te servir bem, vai depender mesmo de você pesar pontos negativos e positivos de cada uma pra escolher, pois de qualquer maneira vai precisar de algum transporte pra ir onde você quer… Ats.

  2. Olá. Vc pode me ajudar ?! 🙂 Estamos indo para a Cidade do Panamá em fevereiro pxmo. Pretendemos passear e fazer compra na cidade (1 dia e meio) e iremos de trem à Colon para um cruzeiro. Na volta passaremos o dia em Colon (não sei se é interessante para compras) e retornamos à cidade do Panamá para uma noite e retornamos ao Brasil final da tarde. Minha dúvida é em que região fica a estação de trens que leva a Colon, se vale a pena algum hotel pxmo ou em outra região com nossos propósitos e, se Colon compensa um dia todo ou não. Obrigada.

  3. Novamente agradeço a indicação acima. Mas realmente, haver somente dois horarios e mto ruim, pois o nosso embarque e desembarque no cruzeiro em Colon serão final do dia e inicio do dia. Ultima perguntinha 🙂 Vc pode indicar outra forma de nos dedslocarmos ate Colon ida e volta, para 4 pessoas? Talvez schuttle privado. Orbigada novamente.

  4. Anderson,
    O teu post foi de grande ajuda. Concordo com você sobre a importância da escolha de um bom hotel.
    Vou passar duas noites mas só um dia inteiro na Cidade do Panamá e minha idéia é conhecer os locais turísticos usando o ônibus vermelho que roda por todos os pontos.
    Já tinha reservado o hotel do Albrooks mas vou cancelar pois percebi que parece ser meio longe.
    Estou em dúvida entre o Riu e o Courtyard Multiplaza.
    Você teria alguma consideração específica sobre as localizações dos dois. Pelo mapa parecem ser bem próximos.
    Parabéns e obrigada.

    1. Ambos sao bons Hoteis. Courtyard tem de positivo estar conecto ao Multiplaza, mas um pouco mais longe das outras atracoes turisticas (nao tenho certeza que o onibus ainda passa por lá, tem que consultar o site deles). Riu está no meio da cidade, mas numa regiao que tem transito complicado nas horas de pico da semana, e a parada de onibus esta há uns 15 minutos de caminhada (na frente do Multicentro, que fica atrás do Riu, tem que dar a volta na quadra).

      1. Muito obrigada por sua atenção. Vou reservar o Courtyard mesmo e tenho certeza que será uma boa escolha. As fotos são bem legais e estar ao lado de um shopping sempre ajuda.

    1. O transito aliviou bastante pq terminaram quase todas as obras (exceto o viaduto que dá acesso ao Metromall, perto do aeroporto). As obras do metrô finalizaram, agora ele está rodando em testes e deve ser inaugurado em Abril.

  5. Que maravilha suas dicas, Parabéns, bom eu irei ficar 30 dias com meu marido e duas crianças, gostaria de uma dica onde hospedar com tanta opção fiquei em dúvida, e com criança e tantos dias preciso de segurança e tranqüilidade, pensei em colocá-los em um curso de inglês onde possam conviver com outras crianças ou quem sabe uma escola bilingüe, eles tem 6 e 8 anos. Talvez ficar em um apart hotel ou flat seja a melhor opção, aí muita diversão e passeios com a garotada. Obrigada, atenciosamente, Viviane

      1. Amigo, recebi uma proposta de trabalho ai no Panamá para ficar morando ai por 6 meses com 3 voltas ao Brasil. Neste moldes acho melhor procurar um apart hotel ou um flat (algo por temporada), creio que fique mais barato e de alguma forma me sentir mais em casa, mais a vontade do que num hotel. Ainda não sei a localização da empresa que trabalharei, mas creio que seja no centro. Você tem alguma dica para me dar? Saberia me dizer se com 800 Euros (o que pagariam por mês para hospedagem) daria para pagar um bom lugar? Desde já agradeço!

  6. Olá Anderson. Ótimas dicas! Queria saber se você considera a região de Casco Viejo segura. E quais são as ruas, nesta região, que se concentra as opções de restaurantes e/ou bares?

  7. Oi Anderson, acabei me interessando por uma outra região, a próxima a Calle Uruguay, Hotel Terranova, na Calle 49, por ser uma opção mais dentro do que posso pagar. Essa região você considera tranquila para circular a noite, jantar, etc…

    Outra dúvida o Cartão VTM é amplamente aceito no shopping e restaurantes?
    Mais uma vez obrigada.

    Se tiver alguma outra sugestão de hotel será muito bem vinda.

    Abraço.

  8. Olá..suas dicas são ótimas…Queria ficar em um resort all inclusive com meu bebe de 1 ano e meio…qual você acha o melhor? Tem algum com a melhor praia?
    Em maio/junho como é o tempo aí?

  9. Pesquisando bastante, achei um hotel chamado Benidorm a ótimos preços. Seus comentários no tripadvisor são em geral bem positivos, o unico problema é a localização. Algo entre Calidonia e San Miguel. Vi você comentar aqui no blog algumas vezes muito mal sobre Calidonia, principalmente referindo-se a hotel. É realmente assim um local tão mal localizado, mesmo estando a 2 quadras da estação de metro Loterica? Achei preços imbatíveis, a 495 Reais por pessoa (em ap triplo) para passar 13 dias, isso é um terço de hotéis como Waldorf, por exemplo. O recomendado pela agencia de viagem é o Metro Hotel Panama, mas os preços são mais salgados e os comentários no tripadvisor não são assim tão bons. Você acha que realmente não vale a pena? Sabe de hoteis simples a baixo preço mais bem localizados? Agradeço.

  10. Bom dia Anderson,
    Estamos de viagem marcada para Agosto (mês que vem) ficaremos no Trump, acha que não é uma boa escolha? e sobre locação de veículos qual seria interessante na sua opinião? ficaremos 2 semanas por ai, nos indica algo? referente a compra de imóvel, qual bairro tem maior concentração de brasileiros? algum site de vossa confiança? nossa ideia é que a médio prazo moraremos ai, vou mesmo precisar de vossa ajuda! rsrsrsrs

  11. Anderson,boa noite!! Pretendo passar o Reveillon no Panamá,29/12 à 06/01,e estou super na dúvida sobre o hotel!!!! Hard Rock ou Riu??? Viajo com meu marido e meu filho 14 anos.Obrigada e Parabéns pelo blog!!! Li todos os posts

  12. Oi Anderson, tudo bem?
    Vou passar um dia no Panama no final deste mês. Chego de 9h da manha de uma sexta-feira e sigo viagem no sábado super cedo. Gostaria de indicações do que fazer, mas principalmente de um hotel que ficasse perto do aeroporto, para nao ter problemas com o horário do voo.
    Muito obrigada!

  13. Anderson, adorei deu blog e está me dando várias boas dicas para apenas uma noite que passarei na cidade. Infelizmente! Comecei a me interessar em passear mais no Panamá numa próxima vez. Só estou na dúvida qual mesmo a região melhor para eu me hospedar, considerando que chegarei no aeroporto às 17:30 e viajo no outro dia cedo. Estou com marido e uma criança de 7 anos. Gostaria apenas de passear um pouco à noite, num lugar agradável, que tenha restaurantes e comércio de rua, por exemplo. O El Cangrejo é o mlehor lugar?

    1. Obrigado! Depende da hora que sai teu voo de manha. Se é muito cedo (tipo, 6am) melhor ficar perto do aeroporto (a Cidade do Panamá fica há 23km de Tocumen). Se nao, recomendo ficar no Casco Antíguo (Casco Viejo). El cangrejo seria melhor somente se voce fosse passar mais dias, pois é uma base central na Cidade para ir pra qualquer lugar… Boa viagem.

  14. Prezado Anderson, Eu e minha esposa temos a opção de permanecer na Cidade do Panamá, voltando de Cancun, do dia 6/jun/15 a 13/jun/15.. Pretendemos fazer pequenas compras e nos divertir na cidade (durante o dia e a noite). Que hotéis vc recomendaria para ficarmos estes 7 dias onde não dependêssemos muito de carro para locomoção. E outras dicas que vc julgar necessário.

  15. Boa noite Anderson,
    tudo bem?

    estou querendo ficar em um resort (talvez no holiday in) que está localizado : 11127 Front Beach Rd, Panama City Beach, FL 32407
    este local é longe do centro?
    gostaria de aproveitar para descansar mas também conhecer a cidade.
    O que vc acha? que hotel vc me indicaria na praia e que tem acesso fácil ao centro?

    Obrigada

  16. Olá Anderson. Tenho lido bastante seu blog pq eu e meu marido estamos nos mudando para o Panamá (levaremos o cachorro tb). Vc poderia me dar dicas dos bairros residenciais? Obrigada

Deixe um comentário

