Do Panamá pro Mundo

Impressões de um brasileiro, no Panamá, sobre o Panamá e o mundo

Mas onde fica o como é o Panamá?

Como segundo post, não poderia deixar de abordar um pouco a história do Panamá, assim o potencial visitante pode ter uma idéia básica do Panamá. O texto abaixo foi retirado do site www.visitpanama.com

A história geológica do Panamá é relativamente recente. Há aproximadamente três milhões de anos, uma estreita faixa de terra emergiu do mar como resultado de movimentos tectônicos e atividade vulcânica. Este novo istmo separou as águas do Caribe e do Pacífico, uniu as massas continentais da América do Norte e do Sul, criou o Mar do Caribe e a corrente do Golfo, transformou o clima mundial aquecendo as antes geladas costas europeias e deu origem à savana africana. Deu início também a um massivo intercâmbio da flora e fauna entre norte e sul, atuando como ponte de vida que incluiu o passo dos humanos que povoaram todo o continente.

Desde então, a posição geográfica do Panamá tem um papel predominantemente estratégico, em todos os sentidos. A esbelta silhueta do país mede apenas 80 quilômetros na parte mais estreita, o que permitiu a construção do Canal do Panamá, em meados do século vinte, que voltou a criar uma ligação entre os oceanos.

Mapa, fonte: Panama Offshore

Muito antes, no século XVI, a Espanha havia convertido o Panamá em uma via de cruzamento entre os mares e um centro comercial importante dentro de seu império. A Espanha transportava suas riquezas por meio de barcos até o porto de Portobelo na província de Colón. Dalí, mulas e canoas carregavam a mercadoria através do istmo até a cidade do Panamá para distribuir a suas colônias na costa pacífica da América. Essa concentração de riquezas atraiu piratas e corsários ingleses como Francis Drake, que assolou Portobelo em 1596 e Henry Morgan que saqueou a primeira Cidade do Panamá, em 1671.

Motivada pelos ares de liberdade dos países vizinhos, o Panamá se tornou independente da Espanha em novembro de 1821, para unir-se aos países da Grande Colômbia, compreendidos pela Colômbia, Venezuela e Equador. Porém, o desejo panamenho de converter-se em uma república livre e soberana o levou a separar-se da Colômbia em 3 de novembro de 1903.

Em 1904 se iniciou a construção do Canal do Panamá, considerado a oitava maravilha do mundo, obra que definiu a vocação do território como lugar de passeio e intercâmbio. Hoje, o Panamá é um dos países com maior desenvolvimento da América Central e uma das nações da América de maior desenvolvimento econômico e turístico.

Com um sistema democrático, é considerado um país seguro, pacífico e próspero, à vanguarda em muitos aspectos e com um grande dinamismo. Sua economia está baseada nos serviços, que presta através do turismo, o Canal do Panamá e o centro bancário internacional. Oferece facilidades de primeiro mundo, como centros de chamadas internacionais, modernos centros comerciais, excelentes profissionais e técnicos.

About these ads

19 comentários em “Mas onde fica o como é o Panamá?

  1. Mirella (@mikix10)
    22 de agosto de 2013

    Oi Anderson,
    Estou aqui programando minha viagem para o Panamá e estou paquerando o hotel “Trump” (Calle Punta Colón). Vi lá no seu post no VnV que recomenda os bairros Marbella ou El Cangrejo, será que a localização do Trump é bacana também? Vi que é próximo a Marbella…
    Obrigada e fico no aguardo de mais e mais dicas sobre o Panamá :)

    • Anderson Alves
      23 de agosto de 2013

      Hola Mirella.
      Aqui na Cidade tudo é muito perto em termos de distancia. O problema é o transito por causa das obras. O Trump eh um otimo Hotel, creio que o mais top do Panamá. Varios bons restaurantes e há apenas 700 metros do Multiplaza e na saída pro Aeroporto. Só que onde ele fica tá praticamente “ilhado” pra voce ir pro outro lado da cidade (Canal, Albrook Mall e Casco Viejo). Se o Multiplaza te bastar ou se voce nao se importar com o transito, recomendo totalmente.
      Ats
      Anderson

      • Mirella (@mikix10)
        25 de agosto de 2013

        Oi Anderson, obrigada pela dica…
        Puxa… agora estou em dúvida se o Trump seria realmente uma boa opção, já que nossa intenção não são as compras (a gente mora no Canadá) e estaremos na cidade durante semana. Gostaríamos mesmo de conhecer a cidade antiga/histórica e o canal, e caso sobre um tempinho, talvez pegar uma praia :)

      • Anderson Alves
        25 de agosto de 2013

        Oi Mirella, veja bem, não quero cortar tua onda. Tenho que assumir também que como morador evito de qualquer maneira o trafico porque já estou saturado, então pode ser que minha visão esteja “enviesada”. Mas se você não se importar em perder alguns minutos, vale a pena sim ficar no Trump! eu sempre levo visitantes lá pois o local é bacana e tem vários restaurantes bons dentro do complexo (cafeteira nespresso no quarto…). Principalmente se você tiver flexibilidade pra sair em horários fora da hora de pico (e não alugar carro) (7 – 9am / 11 14h / 17 – 19h), por uma semana só acho que dá pra aguentar. Toda a região turística da cidade esta com varias obras viárias e de metro, então independente do Hotel que você reservar agora vai ter congestionamento e um pouco de estresse se você se importar com isso. Abs

  2. Pingback: Onde se hospedar no Panama

  3. Mirella (@mikix10)
    24 de outubro de 2013

    Oi Anderson,
    Passando aqui para agradecer as dicas… nossa viagem ao Panama foi muito legal :)
    Acabei de escrever um post, e mencionei vocês. Abs

    http://www.mikix.com/onde-se-hospedar-no-panama/

    • Anderson Alves
      24 de outubro de 2013

      Muito obrigado, Mirella! Me alegro muito em saber que aproveitaram! Espero ansioso para ler suas impressões e aventuras! Suerte!

  4. Reginaldo
    11 de dezembro de 2013

    Oi amigo beleza . Moro no brazil quando fica uma viagem . Para panama nao conhecia esse lugar ! Meu objetivo conhecer e pricipalmente para comecio compra ..

  5. Janilo Tavares
    19 de dezembro de 2013

    Boa Tarde Andreson,

    Estarei na cidade nos dias 23 a 24/01/2014 com minha família(9 pessoas). Poderia me indicar algum Brasileiro que presta serviço de City tour. Teria que ser um carro grande para 9 pessoas.

    Grato,

    Janilo

    • Anderson Alves
      24 de dezembro de 2013

      Hola Janilo. Não conheço ninguém de confiança para te indicar. Te recomendo contatar empresas de turismo para te servir com uma Van… Boa viagem…

      • Janilo
        24 de dezembro de 2013

        Boa Tarde Anderson,

        Indica alguma empresa de turismo?

        Grato e um feliz natal.

        Janilo

  6. Antonio Cesar Araujo de Aguiar
    17 de janeiro de 2014

    Olá Anderson,
    eu e minha família temos no coração de morar no Panamá e posteriormente adquirir dupla cidadania. Somos independentes financeiramente, mas econômicos. Estou fazendo a cabeça dos filhos para irem juntos. Um deles está no último ano de relações internacionais. O outro faz arquitetura. Tem um pequeno de 14 anos que está no último ano do fundamental. Estamos, o casal, preparando uma viagem ao Panamá para conhecer antes. Iremos até abril do corrente ano. Pretendemos ficar alguns dias para conhecer, ver casas, a princípio de aluguél e mobiliadas. Você pode nos ajudar no que diz respeito de como proceder desde a chegada, com um pequeno roteiro, pela sua experiência? Quais as maiores dificuldades que você acha que enfrentaremos, digo para morar aí? Algo importante de se dizer é que gostamos de sair, fazer compras, mas quando chega a hora de ir para casa, gostamos de tranquilidade. Por isso acredito que para morar teremos que escolher um lugar mais tranquilo.
    Agradeço, desde já, pela sua ajuda.
    Abraços.

    • neila monte
      3 de junho de 2014

      Me esclareceu a dúvida. … sem dificuldade alguma….valeu!!!!

  7. dinalva trombetta
    15 de junho de 2014

    Boa Tarde! Estarei eu e minha família só ficaremos 1 hora no aeroporto do Panamá pois iremos para Orlando. Não há tempo para visitarmos nada no Panamá?

  8. suzana
    28 de junho de 2014

    Oi tudo bem estou planejando a viagem para o natal qual é o clima e como é os valores nesse período é muito mais caro?
    Que hotel você indica para ir com duas crianças?

  9. Raphaela
    19 de agosto de 2014

    Oi Anderson, boa tarde! Tenho muito interesse en conhecer Panamá, e principalmente pra compras, mas en relação à isso, você que já mora ai poderia me explicar um pouco como funciona, posso comprar e trazer pra vender no Brasil, tem um limite estabelecido? Só o passaporte é suficiente ou preciso também de visto? Ficarei grata se puderes me ajudar. Abraços

  10. Júlio
    25 de setembro de 2014

    Anderson, boa tarde! Gostaria de sua ajuda, pois estou indo no início do ano ao Panamá e fiquei sabendo que o melhor é se hospedar do lado do Caribe….poderia me ajudar informando quais são estes locais?
    Abs e obrigado!!

  11. Antonio
    22 de outubro de 2014

    ola. Anderson Alves
    estou querendo trabalhar como educador no país, gostaria de saber como proceder.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 7 de agosto de 2013 por em Curiosidades do Panamá, Turismo no Panamá.

Arquivos

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 355 outros seguidores

panamaescapades

Ex-pat in Panama

Turiscópio

Pensando o turismo

Saíporaí

Viagens Independentes

Pé nas nuvens...

Eu só vivo a minha essência quando estou ou com a cabeça ou com o pé nas nuvens!

Blog Terminal de Embarque - Dicas de viagem por Juliana Comparin

Dicas de viagem e de destinos no Brasil e no mundo

Rachel's Table

Pull Up a Chair

O Descobrimento da América +

Relatos de viagens pelo nosso continente ( e outros também)

Wazari

Viajando Mundo Afora

Turista Ocasional

um mundo de experiencias a descobrir

Miss Check-in

VIAJANDO: MICOS, TÓPICOS e OUTRAS DICAS.

Cinema, teatro, comilança e VIAGENS, claro!

A bordo do mundo!

Mochilão pela América Latina. Estudo em Barcelona. Tripulante em navios de cruzeiro. Intercâmbio França. Viagem pela Europa. O que acontece quando alguém resolve largar tudo em busca de seus sonhos, se aventurando pelo mundo? E quando se volta para o lugar de origem mas já não se é a mesma pessoa?

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 355 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: